quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como escolher uma casa ou apartamento?

Se você está pensando em adquirir um imóvel para morar, você precisa ter alguns cuidados essenciais na escolha.
A principal coisa a pensar é a dimensão do apartamento ou casa. Ao adquirir um imóvel você deve pensar na vida útil do mesmo, ou seja, no tempo em que ele será útil para você e para sua família. Portanto, pense se o tamanho deste imóvel lhe será útil pelos próximos anos, se sua família for crescer por exemplo! Além disso, o imóvel deve ter espaços suficientes para você ter lazer dentro de casa, conforme seus costumes. No sul do país é comum as pessoas fazerem churrascos para os amigos, então é importante a presença de churrasqueira. Outra possibilidade é um estar íntimo que possa ter aparelhos de home theater para assistir televeisão em família e com conforto.
Depois que tiver certeza sobre o tamanho do imóvel, pense também na sua orientação solar. Os espaços votlados para o leste pegam sol pela manhã, e os voltados para oeste pegam sol pela tarde. Em cidades muito quentes é melhor optar por sol pela manhã ao invés de pela tarde, pois o calor se mantém dentro dos cômodos durante a noite. Os espaços voltados para o norte são os ideais para dormitórios e áreas de estar, pois no inverno pegam sol devido a inclinação da incidência solar sobre o planeta. Já no verão a inlclinação solar é mais perpendicular e, portanto, não há incidência solar dentro do ambiente, mas há claridade. (observações válidas para localidades abaixo da linha do equador).
O importante mesmo é atentar para os espaços voltados para o sul que não possuem insolação direta, podendo inclusive criar mofo. Assim, esta orientação solar não é indicada para domitórios, mas pode ser uma excelente opção para escritórios com janelas amplas, pois há iluminação natural.
Se o tamanho for o ideal e a orientação solar for satisfatória para sua família, então verifique a quantidade de tomadas, interruptores nos cômodos e também verifique os acabamentos, como pisos, pinturas e forros, se tudo estiver do seu gosto, então pode adquirir!!!
Se mesmo assim você ainda está inseguro para escolher sua moradia, então contrate um arquiteto! Ele poderá te ajudar a esclarecer as vantagens e desvantagens do imóvel que você estará adiquirindo! Lembre-se de combinar o valor da hora técnica do profissional que estará trabalhando para você!
O profissional de arquitetura e urbanismo também poderá lhe ajudar na escolha do melhor terreno, caso você queira construir sua residência!!