quarta-feira, 18 de novembro de 2009

The Interlace - Singapore

Projeto OMA de um complexo residencial que adota a forma hexagonal de forma bastante inovadora. Vale a Pena conferir - CLIQUE AQUI

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Penn Lofts, Boston, USA by Merge Architects Inc.


Neste projeto a edificação comporta lofts com espaços diferenciados entre si, que se encaixam. Vale a pena comferir todo o artigo sobre o projeto, CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto Conceitual - Cidade do Sexo


Quando falamos em projeto conceitual e como aplicar um conceito em arquitetura, muitas vezes fica complicado visualizar e espacializar isso. Então procurei um projeto para exemplificar o uso do Conceito. Este projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Igor Vetyemy e é denominado Cidade do Sexo, este trabalho foi apresentado com otrabalho final de graduação e premiado pelo Ópera Prima em 2006. Veja os vídeos do youtube abaixo sobre o projeto. O primeiro é uma animação passeando sobre o projeto, que é desenvolvido na Avenida Atlântica no Rio de Janeiro. O segundo vídeo é uma entrevista do arquiteto justificando e falando sobre o projeto.



Artigo sobre o Conceito na Arquitetura

Eu recebi esta semana este artigo do meu amigo Marcos Sardá Vieira e achei interessante divulgar este trabalho no meu Blog pessoal. É um texto bem interessante que fala sobre a Subjetividade na Arquitetura e como formular o projeto arquitetônico a partir da utilização de um Conceito. No texto além de exemplos da utilização do conceito em projeto e fala sobre a dificuldade que os alunos e arquitetos tem para lidar com a subjetividade. Vale a Pena ler e tentar pensar nos projetos futuros com um pouquinhos dessa subjetividade e da arquitetura emocional.

O artigo está na imagem abaixo - artigo disponibilizado pelo 4share


Artigo Publicado no Anais do Projetar 2009. Autor: Marcos Sardá Vieira.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Definição da Estrutura em Arquitetura


A definição da estrutra num projeto arquitetônico normalmente fica balizada pelos materiais construtivos que se tem na região onde o projeto está inserido e também pelo repertório dos profissionais atuantes.
Entretanto alguns arquitetos conseguem conciliar a disposição formal da arquitetura à sua estrutura, pensando e fazendo com que as duas sejam e pareçam uma só. É o exemplo do Arquiteto e Engenheiro Santiago Calatrava, com obras fantásticas de estruturas metálicas que se mesclam com o conceito do projeto.

Gostaria de indicar uma leirura interessante - o Artigo da Revista aU de maio de 2005: Arquiteturas, estruturas e arte
dos autores: Ricardo Oliveros, Marta Bogéa e Yopanan C. P. Rebello
Este artigo procura fazer uma relação da arquitetura e da arte com a concepção estrutural na arquitetura.


sábado, 7 de novembro de 2009

A Casa dos Sonhos!!!

Projeto do Arquiteto Rem Koolhas... tudo de bom!!!




video encontrado no site: http://gizmodo.com/371814/koolhaas-transforming-house-is-worthy-of-iron-man-batman-and-optimus-prime-combined